Projeto, Evento, Obra ou Montagem

Projeto de CURTO PRAZO e SIMPLES

Pode ser um EVENTO ÚNICO ou OBRA pontual, isto é de curto prazo (horas / dias / semanas) SEM dependências, aplicamos uma função mais simples para controlar, baseada em “Coletores de Custos Contábeis” com gestão efetuada pelas Áreas Responsáveis. 

Projeto de LONGO PRAZO e COMPLEXO

Pode ser um AGRUPAMENTO DE PROJETOS (eventos ou obras com dependências, sequências e prioridades), precisando ser controlado DINAMICAMENTE por “Medições do Andamento” e por “Coletores de Custos dinâmicos” na gestão da Execução em si, reportando Status do Projeto, para os Departamentos de: Alta administração, Controladoria, Engenharias, … e Clientes.


Assim, um Projeto é na prática um “conjunto de controles físicos e financeiros entrelaçados”, visando aperfeiçoar seu Orçamento X Prazo X Recursos, isto é, temos a figura dos “Objetos dos projetos”, como eventos que se inter-relacionam (são as Atividades), dentro de um “Cronograma integrado” à movimentação logística, “coleta de dados” planejados X realizados, com uma sincronização da movimentação Física e Financeira realmente integrada (on line e real time).


O “Projeto” contem uma estrutura de Controle chamada WBS (PEP) com elementos (Elemento PEP) que monitoram as Atividades (no Diagrama de Rede) cujas Dependências e Relacionamentos de todas as premissas técnicas, comerciais, tarefas antecessoras que formam a rede de Caminhos críticos (PERT/CPM), onde os apontamentos ou medições estão integrados à movimentação Física e Financeira.

PEP = Plano Estruturado do Projeto 

WBS = Work Breakdown Structure 


Ao gerir “Atividades no Tempo”, sempre se pergunta:

– Em que PRAZO?
– A que Custos?
– Onde obter os insumos necessários?
– Além do monitoramento do Avanço Físico e Financeiro no prazo, comparando Planejado ao Realizado.


Nomes como: Medições de avanço ou Milestones ou Marcos ou Pontos de Coleta de Dados para o apontamento da Evolução de um Projeto ou Obra de forma integrada é fundamental (real time e on line) e facilitam os controles e assim podem-se prever as tendências de conclusão ou de Desvios sobre o que foi Planejado X Realizado X Consumido, isto sincronizado com a movimentação logística e financeira. 


A TRADICIONAL CURVA “S” é uma funcionalidade vital na monitoração da evolução do projeto e na assertividade dos custos incorridos. Além de outros relatórios standard para Capabilidade e estudos específicos.


Passos fundamentais de um Projeto:
+ Gerar Orçamento de Projeto (Draft, porem quanto assertivo ou preciso?),
+ Gerar Estudo de viabilidade (Técnica ou Financeira),
+ Colher Avais (assinaturas e termo de outorga de convênio / contrato),
+ Criar versões de Mapa de Controle com destaque aos pontos de Medições (Milestones),
+ Gestão financeira e Vigência dos projetos,
+ Controle de Termos aditivos ou Gaveta, com revisão do projeto,
+ Resumos por Centro de Custos e de Lucros, conforme a Empresa, o Empreendimento, Financiador, Consórcio ou SPEs,
+ Portal de Acesso remoto (WEB) e/ou Mobilidade via Smart Phone.
+ Informações do seu dia-a-dia, suportando novas decisões.
Além da integração com: Suprimentos (compras /contrato/ licitação), Mapa de Avanço, Curva S, Recursos Humanos (Pagadoria – Folha de pagamento) e outras funcionalidades à serem definidas para cada ESCOPO da Solução sistêmica adotada.

Precisamos entender a sua necessidade, temos o know how, confiabilidade e ética com garantia. Assim conseguimos acelerar na busca da SUA SOLUÇÃO IDEAL, pois nosso ecossistema tecnologicamente se auto complementa e podemos lhe atender plenamente e com comprovada satisfação, através das várias opções de soluções que podemos recomendar “ANTES” de qualquer investimento.

Utilizamos práticas “standard” das Marcas de Soluções que representamos, são aplicações que geram economia e produtividade focando em:

  • Redução de seus Investimentos,
  • Redução de suas Despesas (Fixas e Variáveis, principalmente as ocultas),
  • Maximizar seus Ganhos operacionais,
  • MINIMIZAÇÃO dos RISCOS a todos.

Verifique maior em Vida útil de Produto ou Marca

Comments are closed.