O que é Cloud Computing? Conheça a tecnologia e melhore os resultados de sua empresa!

O conceito de computação em nuvem (em inglês, Cloud Computing) refere-se à utilização de PROGRAMAS COMPUTACIONAIS operando na memória de uma Rede de Computadores remotamente interligados conforme as capacidades de armazenamento necessária, efetuando cálculos e disponibilizando dados de outros computadores e informações de servidores compartilhados. O modo de acesso é por meio da Internet, tanto para subir quanto para baixar ou utilizar a informação ao usuário.

O armazenamento dos dados é feito por serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, não há necessidade de instalação de programas ou do armazenamento de dados locais. O acesso é via algum browser na rede mundial (Internet).

Além da possibilidade de utilizar softwares genéricos ou especialistas, sem que estes estejam instalados no computador. Existem outras vantagens, como:

  • na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware sofisticados, usando seu computador pessoal, acessando dados das "multi-nuvens" disponíveis;
  • as atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário final;
  • o trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, seguros, onde todas as informações se encontram no mesmo "lugar", no mesmo repositório; 
  • os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar, bastando que haja acesso à Internet, não estando mais restritos ao ambiente local, nem dependendo da sincronização de mídias removíveis;
  • diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física, de redes locais cliente/servidor, bem como da instalação dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem, com fire walls, data recovery e toda segurança assistida.
  • a infraestrutura necessária para uma solução de cloud computing é bem mais enxuta do que uma solução tradicional de hosting ou collocation, consumindo menos energia, refrigeração, espaço físico, recursos humanos compartilhado e de altíssima especialização, assim contribuindo para a preservação e o uso racional dos recursos naturais. Elevando o nível do serviço oferecido ao usuário final e mais econômico.

Quer saber mais, escreva para mim. 

marcos.bonavita@www.merima.com.br



No Comments Yet.

Leave a Comment